Registro Civil: Paraná formaliza integração à Central Nacional de Informações do Registro Civil

17 de dezembro de 2015

Acordo firmado pelo Irpen-PR com CRC irá disponibilizar dados de registros de nascimento, óbito e casamento eletrônicamente para todo País

No início deste mês, o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) fimou um acordo que incluiu o Paraná como o mais novo integrante da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC). Com isso, os 537 cartórios de Registro Civil paranaenses passam a integrar o sistema para disponibilizar eletronicamente os dados à população e entidades públicas. No Estado, já estava em pleno funcionamento a Central de Registro Civil do Estado do Paraná (CRC-PR), que conta com aproximadamente 12 milhões de registros de nascimento, óbito e casamento catalogados no sistema eletrônico.

“O caminho da integração é uma via de mão única, e os cartórios de todo o Brasil devem trilhar juntos esse percurso de proporcionar a seus associados, mas principalmente aos cidadãos, os melhores serviços e sistemas que facilitem sua vida e tragam praticidade ao acesso aos cartórios de Registro Civil”, disse o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior.

Por meio do sistema nacional será possível solicitar a emissão eletrônica de certidões e realizar o intercâmbio de certidões entre cartórios de diferentes Estados. “Caso o usuário precise de uma certidão registrada no Estado do Mato Grosso, mesmo que esteja no Paraná, poderá procurar por um cartório de registro civil e solicitar a emissão da via”, explica. A previsão é que o atendimento não leve mais do que 20 minutos, por isso, as equipes vão receber capacitação a fim de atender a demanda dentro das expectativas. “Estamos programando para fevereiro de 2016 um treinamento para que os ofícios estejam aptos a atenderem as demandas que envolvem a emissão da certidão eletrônica”, destaca o presidente do Irpen-PR.

Além dessa opção de ir até o ofício para emitir a certidão, o usuário pode realizar a solicitação diretamente pelo site do e-Certidões e receber o documento no endereço de entrega indicado. Nesse caso, o prazo para receber as informações é determinado pelos Correios, sendo de até dois dias úteis utilizando o Sedex ou cinco por meio de carta normal.

Revista Cartórios

Em breve, estará em circulação a Revista Cartórios, organizada pelo Sindicato dos Serviços Notariais e de Registro do Estado do Paraná (Sinoreg–PR), que abordará detalhes sobre o funcionamento dos serviços do Sistemas Eletrônicos, ofertados pelos ofícios de Registro de Imóveis, Registo Civil, Notas e Protesto. O material será distribuído aos usuários nos ofícios e nos orgãos oficiais como Varas do Trabalho, Justiça Federal, Banco Central, Ministério Público Federal e Estadual e Justiças Estaduais.

Revista

Boletim informativo Sinoreg-PR n. 11

Leia mais:

> Boas festas!

> Institucional: Eleição define nova diretoria do Sinoreg-PR
Em assembleia, entidade estabelece o mandato para o triênio 2016-2019

> Protesto: Lei Paulista nº 15.659/15 funciona como amparo legal aos consumidores
Regulamentação é para que dívidas bancárias sejam protestadas em cartório, no caso do inadimplente não receber a carta registrada

> Inovação: IRIB apresenta sugestões que podem resultar na desburocratização dos serviços registrais
Propostas foram detalhadas em reunião com representantes da comissão que analisa a matéria no Senado Federal