Em pauta: Secretário da Receita Federal esclarece dúvidas de registradores sobre o Sinter

17 de junho de 2016

Jorge Rachid recebeu lideranças da classe registral imobiliária e de títulos e documentos, em reunião realizada em Brasília

Com o objetivo de esclarecer questões acerca do decreto presidencial que instituiu o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), o secretário da Receita Federal do Brasil (RFB), Jorge Antônio Deher Rachid, recebeu representantes da classe registral e de títulos e documentos, em Brasília (DF). O intuito do secretário foi de tranquilizar e esclarecer dúvidas dos registradores imobiliários. “Garantimos que o Registro de Imóveis terá o seu espaço e atividade preservados. Os dados registrais continuarão sob a responsabilidade e a guarda dos registradores, e somente serão usados pelos órgãos públicos autorizados, visando uma melhor gestão pública”, disse.

O presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), João Pedro Lamana Paiva, destacou que o Sinter está gerando muitos questionamentos, principalmente com a publicação de matérias jornalísticas, as quais alardeiam que será implantado o “registro único de imóveis” no País. Diante disso, Rachid reafirmou que o Sinter não está sendo desenvolvido com essa finalidade, tanto que a classe registral imobiliária foi ouvida e colaborou em todas as fases de desenvolvimento do projeto, que culminou com a publicação do Decreto nº 8.746/2016.

“Esse é um projeto em que todos saem ganhando, não apenas o poder público. Acreditamos que haverá, inclusive, um aumento significativo dos atos registrais, pois um grande volume de imóveis sairá da informalidade. Todos podem ficar tranquilos, o Sinter não significa a unificação dos dados. A Receita sempre trabalhou dentro dos limites da lei e o sistema vem para facilitar a vida do contribuinte e também a dos registradores, com mecanismos que serão menos custosos para todas as partes”. Rachid ressaltou, ainda, que o Conselho Nacional de Justiça participou e foi informado de todas as etapas do projeto, inclusive da redação final do decreto, publicado no dia 11 de maio.

O secretário ressaltou ainda que todas as dúvidas recebidas pelo e-mail: sinter.df@rfb.gov.br, que serão prontamente respondidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Boletim informativo Sinoreg-PR n. 17

Leia mais:

> Considerações a respeito do Sinoreg-PR
Suas prerrogativas e arrecadações

> Registro de imóveis: Sinter será o único instrumento de controle das informações repassadas à Receita Federal
Com o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais, as Declarações de Operações Imobiliárias serão extintas

> Audiência: Beneficiários da Conprevi têm pagamentos suspensos indefinidamente
Notários e registradores se reuniram para debater o futuro da carteira